Floresça onde está plantado

Há alguns anos atrás, li o título de um livro que me pareceu muito interessante: “Floresça onde está plantado”. Eu nunca esqueci este tema. Embora o livro fosse extremamente fino eu nunca me esforcei para procurá-lo novamente e lê-lo, mas, repito sempre me lembrava desta frase: “Floresça onde está plantado”.  Porém, no início deste ano deparei-me com ele novamente e o li e a frase continua em minha mente. Por isso, hoje decidi compartilhar com vocês o que li. Espero que de alguma forma este texto possa te influenciar de maneira positiva assim como fez comigo.
O livro de Robert H. Schuller conta a história de como foi descoberta a maior mina de diamantes do mundo, a mina de Golconda, que se encontra no planalto do Irã. E assim é o enredo do livro:
“Houve um homem chamado Ali Hafed, que vivia no belo país do Irã. Fazendeiro estava contente com sua situação. Sua fazenda era excelente e rendosa. Tinha esposa e filhos. Criava carneiros, camelos e plantava trigo.
_ Se um homem tem esposa, filhos, camelos, saúde e a paz de Deus, – dizia ele, - é um homem rico!
Ali Hafed continuou rico até que certo dia, um sacerdote veio visitá-lo e começou a falar de uma coisa estranha, que chamava de “diamante”. Ali Hafed jamais ouvira falar em diamantes. E o sacerdote comentou:
_ Eles brilham como um milhão de sóis. Na verdade, são as coisas mais lindas do mundo!
De repente, Ali Hafed passou a sentir-se muito descontente com o que possuía. Perguntou ao sacerdote:
_ Onde se podem encontrar esses diamantes? Preciso possuí-los.
O sacerdote respondeu:
_ Dizem que é possível achá-los em qualquer parte do mundo. Procure um riacho de águas transparentes correndo sobre areia branca, em região montanhosa, e ali você achará diamantes.
Ali Hafed, então, tomou uma decisão; vendeu a fazenda, confiou esposa e filhos aos cuidados de um vizinho, e se lançou em sua jornada à procura de diamantes. Viajou pela Palestina, depois ao longo do Vale do Nilo, até que, afinal, foi a Grécia, entrando, a seguir, na Espanha. Ele procurava areias brancas, montanhas altas. Diamantes, porém, não encontrou nenhum. Com o correr dos anos, um dia chegou ele à costa de Barcelona, na Espanha. Estava abatido, sem recursos e sem condições de comunicar-se com a família. Num acesso de desespero, profundamente deprimido, lançou-se ao mar e morreu.
Enquanto isso, o homem que adquiriu a fazenda de Ali Hafed achou uma pedra negra, enquanto seu camelo bebia num riacho. Levou-a para casa, colocou-a sobre a estante e esqueceu-se dela. Um dia apareceu o sacerdote. Olhou acidentalmente para a pedra negra e notou uma luz colorida brotando de lasca que tinha na pedra. Disse ao dono da casa:
_ Um diamante dentro da pedra! Onde achou essa pedra?
Contou-lhe o fazendeiro:
_ Encontrei-o nas frias areias do riacho de águas claras aonde levo meu camelo para beber.
Juntos, correram depressa em direção ao riacho. Cavaram e acharam mais diamantes! Esse achado se transformou na Mina de Diamantes Golconda – a maior mina do mundo!

QUAL É A LIÇÃO?
Os diamantes lá estavam o tempo todo, no quintal de Ali Hafed. Só que ele não viu. E, por isso, gastou a vida numa busca inútil!
QUAL A MORAL?
Você pode gastar sua vida em todo o tipo de viagem à caça de prazer, fama e riqueza – um tremendo esforço para encontrar felicidade. Mas, pode acontecer que a felicidade esteja debaixo de seus pés, em seu próprio quintal. Floresça onde você está plantado!
Onde quer que você esteja, Deus ali está. Onde Deus está há belos desígnios – basta que você veja as possibilidades. Deus o pôs onde está, porque Ele pode ver diamantes nas rochas que estão ao seu redor.
Não é o lugar, nem as circunstâncias que tornam alguém feliz e satisfeito. Quem faz o lugar é você.
Dê frutos onde você estiver. Você é um abençoado, basta que vejas as possibilidades. Foi Deus quem te colocou onde você está hoje, no trabalho que você está, na família que você possui, na escola que você estuda, no bairro onde você mora. Deus pode ver diamantes nas rochas que estão ao seu redor. Não saia da posição em que se encontra a não ser que Deus te diga para fazer isso. Descanse no Senhor e confie que Ele tem cuidado de você.
Que vejamos os diamantes nas pedras mais brutas ao nosso redor, e que valorizemos tudo que o Senhor tem nos dado, família, amigos, irmãos, trabalho, até aqueles que às vezes parecem não ter nenhum valor.

3 comentários:

  1. Fiz a leitura deste livro, confesso é muito bom mesmo aprendi muito com ele, e ele ajuda você a tomar decisões certas na vida.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Maravilhosa lição de vida.

    ResponderExcluir
  3. Essa frase também faz parte da minha caminhada.
    Amei o Livro...por coincidência acabei de postar na minha Página um vídeo que nos mostra o nascimento de muitas plantas. Muito lindo.

    ResponderExcluir