A Bíblia X A Psicologia

Olá pessoal! Estou de volta hoje com uma proposta de pensarmos um pouco sobre um tema que julgo ser interessante. Quero falar um pouco sobre a questão Teologia versus Psicologia para tal vou expor aqui alguns conceitos e definições e gostaria muitíssimo que você respondesse a pergunta no final do artigo. Desde já um abraço e vamos nessa. Volta assim que tiver algumas respostas. Vamos primeiro para as definições do significado de teologia cristã e Psicologia:
Teologia cristã: Pode ser definida como as verdades fundamentais da Bíblia e de outras fontes reconhecidas como divinamente inspiradas apresentadas de forma sistemática; ou ainda, a Filosofia que trata do nosso conhecimento de Deus bem como do relacionamento do Deus Altíssimo com o homem, compreendendo assim tudo quanto se relaciona a Deus, a Bíblia e os propósitos divinos.
Psicologia: (“Psique”, “alma”, “mente” e "palavra", "razão" ou "estudo"). É a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
Uma vez dada as referidas definições vamos seguir em frente. O pensamento humano esforça-se para encontrar um sentido para a vida neste mundo. Tanto a Teologia Cristã como a Psicologia são parte deste esforço, e ambas oferecem grande contribuição para a compreensão da raça humana. 
Dependendo da visão de mundo da pessoa, esta tenderá valorizar mais uma em detrimento da outra. Junto a isso, há grande esforço para estabelecimento da validade tanto dos métodos da Psicologia como da Revelação Bíblica. Parte deste esforço tem seguido na direção de uma integração entre a Psicologia e a Teologia Cristã. Essa proposta considera que o produto do estudo bíblico e a pesquisa da Psicologia têm igual valor quanto à visão da realidade. No entanto, tal visão da realidade está em constante fluxo ou mudança, devido ao continuo avanço e expansão da teoria e conhecimento científico.
Há três abordagens diferentes em relação à integração da Psicologia e a Teologia Cristã:
1. A primeira afirma que a Teologia Cristã e a Psicologia são essencialmente incompatíveis. Ambas são percebidas como inimigas mortais. Esta abordagem é comum entre os Cristãos fundamentalistas[1]
2. A segunda abordagem encontra valor em certos conceitos bíblicos, mas os redefine de forma a remover seu conteúdo sobrenatural. Essa abordagem tenta submeter os caracteres e eventos bíblicos à análise psicológica de modo a explicá-los sem seus aspectos miraculosos e divinos. Isso é comum entre os Cristãos liberais.
         3. A terceira abordagem reconhece tanto a Psicologia como a Teologia Cristã como legítimas, mas não busca uma integração entre elas. Esta abordagem mantém a Psicologia e a Teologia em compartimentos separados: Secular e Sagrado. A Psicologia e a Teologia Cristã são reconhecidas como expressando as mesmas verdades. Por isso pode-se fazer um esforço para trabalhar com as duas: seria possível usar a Psicologia para ilustrar e dar apoio ao ensino teológico.

[1] Fundamentalismo no sentido geral, significa um conjunto de crenças que se baseia nos fundamentos. Isso por si só não é nenhuma virtude, uma vez que existem várias crenças e filosofias que são fundamentalistas, porém construídas no fundamento ERRADO. Isso é o mesmo que ter NENHUM fundamento, pois o desastre será o mesmo. É necessário ser fundamentalista, porém edificado sobre o fundamento CORRETO.


 
E você o que pensa?
 
1. É certo um cristão procurar ajuda psicológica?
2. É correto para cristãos emprestarem ideias, princípios e técnicas da comunidade terapêutica secular?
3. É correto a psicologia desprezar o uso da Palavra de Deus na Terapia? 
OBS.: Participe deste artigo. Dê sua opinião a respeito das perguntas acima, postando um comentário ao final deste artigo.

14 comentários:

  1. Ola acho o assunto muito interessante porem acho a linguagem muito tecnica

    ResponderExcluir
  2. 1o - acho sim que o cristão deva procurar ajuda profissional na area psicologica sim, pois muitos ja fazem sem saber, e com pessoas nem sempre preparadas ou qualificadas para tal, pois muitas acabam por "desabafar" ou "abrir seu coração" com outras pessoas, se é uma necessidade do ser humano expor coisas que lhe estao lhe trazendo desconforto, que seja com alguem profissional.

    2) não sei o que a etica medica diz, mas acho que o cristianismo deve sim levar ideas a todos os campos, ideias de comportamento, etica, moralidade e etc, pois se não é o cristianismo, outras "filosofias" religiosas fazem isto como o budismo, chamantismo, induismo, xatoisismo e outros que estao tao infiltrados na area terapeutica que para leigos fica ate dificio saber onde termina uma coisa e começa outra.

    3)se o Terapeuta é cristão nao tem que desprezar a Palavra de D-us de maneira alguma, não pode é levar o fanatismo para o consultorio.

    4) Dr. Erivelto, homem de extremo conhecimento da alma humana, não somente como terapelta, mas como pastor! Obrigado ao DR. ERIVELTO.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Erivelto persona mui carissima, mui unido por lutas humanitarias, e es una persona de um grande talento para trabajar as primizias del ser humano.
    su Alma es del grande escritor

    todo my regalo para su persona,Dr. Erivelto

    ResponderExcluir
  4. É COM ALEGRIA, QUE CONFORME PEDIDO DE UM AMIGO, IRMÃO DE FÉ, TENHO O PRAZER DE COMENTAR ESTE BLOG, TUDO PARA SE FOR FAZER ALGUEM BEM COM ISSO, ESTOU DISPOSTO A AJUDAR, AINDA MAIS ALGUEM AMIGO DA COMUNIDADE SANTA JUDAICA. TENHO INFORMAÇÕES QUE O ERIVELTOM É UMA PESSOA QUE AMA Á ISRAEL COMO UM NATURAL DA TERRA E ISSO ME DEIXA COM MUITA ALEGRIA, POIS VIVEMOS EM UM TEMPO EM QUE VALORES ESTÃO DISTORCIDOS, E ALGUNS ESQUECIDOS, POIS UMA PESSOA QUE TRABALHA PARA O BEM DO SER HUMANO, NÃO IMPORTA SE ELE É CRISTÃO OU NÃO, SE ESSA PESSOA CONTRIBUI DE ALGUMA FORMA PARA O BEM ESTAR DE SEU PROXIMO, TUDO É VALIDO, USAR CRISTANTADE OU NÃO, O QUE IMPORTA É O ESTADO FINAL, SE TRAZ ALIVIO E BEM ESTAR INTERIOR, OTIMO. ERIVELTOM, MEUS SINCEROS PARABENS POR ESTE BLOG, MAS VOU LHE DAR UMA DICA, FALTA FOTOS PARA MELHOR IMPRESSÃO MENTAL VISUAL, VOCE COMO BOM PSICANALISTA SABE BEM O QUE É ISSO, E UMA MUSICA DE FUNDO, TEM OTIMAS MUSICAS NA COMUNIDADE JUDAICA, VOU LHE INDICAR ALGUMAS. TODA A FELICIDADE DO MUNDO SÃO MEUS VOTOS.

    SS

    ResponderExcluir
  5. ola, amigos, ao ver meu amigo Silvio comentando este blog, ressolvi por fazer o mesmo, pois estou aqui do lado dele, e lendo o blog do Sr. Erivelto, achei muito interessante suas conotações em relação a psicologia e a religião, pois são duas areas completamente diferentes, pois a Psicologia que vem da palavra grego Ψυχολογία, transliterado como psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo humano, mas quando aplicado isso com dosagem terapeutica de religião, a Psicologia ganha e muito com isso, não importanto a denominação do profissional, pois como disse meu amigo Silvio, se for para o bem do individuo tudo é valido, pois quem dentre nós nunca sentiu a necessidade de procurar um profissional assim? porque somos individuos sob pressão a ponto de explodir a cada minuto, precisamos alivir isso com a ajuda de um profissional da Psicanalise, e contrariando a opinião do companheiro que primeiramente comentou, não acho uma linguagem tecnica não, esta ate muito simples. ao profissional que criou este blog, meus sinceros votos de prosperidade na sua carreira e na sua vida.

    Roberto Justus

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Pr. Reivelto, parabéns pelo blog, só é uma pena que pessoas aproveitan este espaço para discutir comentarios.
    Minha contribuição aqui é que Psicologia sem Deus, para mim pessoalmente não é completa alcança certa parte mas não um todo.

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho opinião formada sobre este assunto.
    Mas to aberto a pensar mais e tentar compreender alguma coisa.

    ResponderExcluir
  8. JAIME LERNER Arquiteto e Urbanista30 de agosto de 2011 às 16:07

    A Psicologia Clinica lida essencialmente com a parte afectiva do ser humano, e esta parte influencia todas as outras áreas do nosso funcionamento. Independentemente da faixa etária, quando estamos infelizes, não conseguimos ter o melhor dos rendimentos no nosso dia-a-dia, quer seja no trabalho/escola, ou em casa com a família, amigos, relações amorosas, etc. Quando não damos o nosso melhor rendimento, começamos a sentir-nos mais incapazes tornando a situação numa bola de neve, onde já não se sabe o que causa o quê, nem onde tudo começou. Muitas vezes comportamentos e sentimentos (tanto nos nossos filhos/família ou em nós mesmos) que nos parecem à primeira vista desadequados nem sempre são sinais de alarme, por vezes podem simplesmente corresponder à fase de desenvolvimento em que a pessoa se situa, ou até serem adequados dependendo da situação que a pessoa está a viver no momento. No entanto nem sempre se consegue perceber isso, ou porque a pessoa está demasiado envolvida na questão, e/ou porque é uma situação complicada e dolorosa e por isso não consegue diferenciar o que é adequado ou não, quer nos seus familiares/filhos, quer em si mesma. O papel do psicólogo clinico será o de ajudar a desembaraçar a confusão da vida da pessoa, fazendo com ela uma viagem em que a irá guiar de forma a conseguir encontrar o seu caminho, a sua realidade e claro a sua felicidade. A psicologia clinica tem objectivos muito específicos em que “O psicólogo clinico avalia e trata de pacientes com problemas psicológicos. Realiza pesquisas sobre o comportamento normal e anormal, diagnóstico e tratamento” (Davidoff, 1980). Relação Terapêutica Uma consulta de psicologia tem sempre implícita uma relação entre o paciente e o psicólogo.Segundo uma das definições do Dicionário de Psicologia, uma Relação é “qualquer ligação entre duas variáveis de tal modo que a variação, numa delas acompanha a variação produzida na outra” (Chaplin, 1981). Numa relação terapêutica, deve existir esta variação, no duplo sentido: Paciente- psicólogo e psicólogo- paciente. A viagem é muitas vezes conduzida pelo paciente (paciente- psicólogo) que guia o psicólogo através das suas experiências/sentimentos e com isso o conduz a um grau de entendimento do seu sofrimento. Por vezes o paciente também necessita de orientação e de um feed-back acerca do trabalho que ambos estão a realizar e nessa altura o movimento faz-se no sentido inverso (psicólogo- paciente).Para que este movimento se dê, é necessário que seja estabelecida uma relação positiva entre as duas partes, em que o paciente se sinta seguro e confiante o suficiente para estabelecer um vinculo com o psicólogo de forma a poderem ambos trabalhar no mesmo sentido.Nesta relação o psicólogo deverá respeitar a dignidade do Outro e os seus direitos enquanto indivíduo, deverá ter a responsabilidade para utilizar os conhecimentos adquiridos na formação e respectivos materiais de forma integra e honesta, e a competência para respeitar os seus conhecimentos e ter a consciência de continuar a investir na sua formação para melhor poder ajudar o Outro.Num ponto de vista muito pessoal, numa relação terapêutica o simples facto de estar lá por vezes é mais do que suficiente para começar a produzir uma alteração positiva, e sentir que a palavra no contexto terapêutico deve ser utilizada com o máximo cuidado ao serviço do outro. Por vezes um olhar compreensivo poderá devolver ao outro a empatia necessária para se estabelecer uma ligação, transmitindo conforto ou transmitindo simplesmente a mensagem de que estamos com ele, que sentimos o seu sofrimento, que sabemos o que está a sentir, e a mistura da terapia psicologica com a religião, traz um mix de conforto de algo divino, sobrenatural, que todos nos procuramos no nosso intimo e em nossas mentes, ao Dr. Erivelto meus sinceros parabens e votos de muito sucesso.

    ResponderExcluir
  9. La discusión entre Biblia y Psicología es bastante cerrada hace tiempo pero es necesario tener buen censo. Sabiendo también que un discurso puede ser considerado valido se haber lógica. Siendo también que este discurso lógico solo puede ser derribado cuando se prueba que es ilógico. Ciertamente la discusión es bastante relevante llevando en cuenta que para muchos cristianos fundamentalistas como fue abordado en el artículo, no se dan cuenta de que la fe es necesaria pero, a veces, es necesario también la conciencia de que existe sí una conexión entre la Biblia y Psicología. El préstamo de ideas de la comunidad cristiana del medio secular, también es bastante relevante para comprender algunos procesos por los cuales el ser humano pasa. También es necesario que los terapeutas tengan conciencia que el uso y principalmente el conocimiento de la Biblia puede ayudarlos a desarrollar con más eficacia su trabajo. Hay muchas personas que dicen que les gusta escuchar palestras en las cuales hablan psicólogos cristianos porque tienen una visión más amplia del asunto abordado.

    ResponderExcluir
  10. Todos precisam de um auxilio uma ajuda para poder entender e compreender seus próprios sentimentos e aflições.Necessitamos de algo que nos faça ver a vida com outros olhos e nada melhor que a Psicologia juntamente com a Religião,tenho certeza que uma completa a outra,muitas vezes temos a palavra e o caminho que nos é mostrado por Deus,mas não sabemos como mudar, agir e encarar alguns acontecimentos em nossa vida.A grande verdade é que muitas pessoas não assumem que precisam de ajuda,vivem esperando sempre um novo dia!Todos devem pensar nisso e dar um passo a frente curar o espirito e a mente,e com certeza o mundo será nem que seja um pouquinho mas será melhor!!!
    Um grande beijo Erivelto!

    ResponderExcluir
  11. A psicanálise nos ajuda a melhor interpretar a vida, pois somos meros atores fazendo um grande teatro, onde todos são personagens e com papeis definidos, o profissional da área merece todo louvor, pois nos ajuda a conduzir esse trabalho teatral da forma mais clara e menos dolorosa.
    Dr. Erivelto parabéns pelo site e pela bela amizade que tens com a comunidade judaica do Brasil.
    Débora Bloch

    ResponderExcluir
  12. atendendo um עבור יהודי

    muito bom, parbens, faço minha as palavras de minha amada amiga Debora, parabens ao Judeu DR. Erivelto, um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Shalom, é bom ter um patricio que ajuda as pessoas nos seus conflitos internos, le haime!!!
    continue assim, meus parabens e desculpe-me pela demora em atender seu pedido.

    ResponderExcluir
  14. ACREDITO QUE NAO PODEMOS DISSSOCIAR AS DUAS TEORIAS. POIS UMA DEPENDE DA OUTRA PARA QUE O SER HUMANO SE COMPLETE OU PELO MENOS PARA QUE SE ENTENDA COMO PESSOA CONSTITUIDA DE CORPO, ALMA E ESPIRITO.ACHO TOTALMENTE POSSIVEL ALIAR A TEOLOGIA A PSICANALISE.

    ResponderExcluir