Fórmula da felicidade?

Olá pessoal. A minha proposta nos próximos artigos é discorrer sobre alguns assuntos que julgo ser interessantes dentro daquilo que inicialmente me propus neste blog. Não se trata de artigos de autoajuda, mas sim, de exemplos e reflexões, até mesmo porque penso que quando identifico um problema, já resolvi parte dele, pois agora já não estou mais na ignorância, o que fazer daí em diante é outra história.
Não pretendo escrever algo que vá mudar a sua vida ou dizer a você o que fazer. Pessoalmente, acho que nenhum psicoterapeuta sério, ainda que de forma sutil ou disfarçada, dê conselhos diretivos ou então diga às pessoas como ser felizes. Será que isso pode ajudar as pessoas? Não creio.  Mas é valido, pois quando a gente ouve ou lê algo assim isso pode trazer um otimismo súbito... Uma vontade de realmente melhorar a vida, sermos mais proativos, de procurarmos coisas mais positivas... De tentar ver o que tem de bom em nossa pessoa... Entretanto fica só nisso: vontade de mudar porém só a vontade não basta. 
As pessoas muitas vezes dizem assim "Eu gostaria muito de agir dessa forma, pois sei que é melhor para mim, mas não consigo", então dizer às pessoas o que é bom não funciona, dar conselhos acalma, apazigua, mas funciona menos ainda, pois a grande dificuldade não é perceber o que é bom para a gente, mas sim fazer o que é bom. Você já observou como geralmente as pessoas sabem o que devem fazer, ainda que digam ter alguma dúvida? Entretanto a dificuldade não está no saber e sim em executar, em enfrentar os medos, em abrir mão de certos relacionamentos, em lidar com as angústias, em responsabilizar-se por algumas coisas, em aceitar que o problema está também na gente e não só no outro. Eu acho que fórmulas são generalistas e passar fórmulas a quem quer que seja, ainda que elas sejam flexíveis é pior ainda, pois as pessoas, precisando de ajuda, tentam seguir essas fórmulas, e estas pessoas na sua maioria acabam por se decepcionar.
É interessante como uma mesma pergunta pode gerar respostas tão diferentes, não é mesmo? Então, não espere respostas prontas lembre-se que a realização de um sonho não se concretiza no sono e sim na vigília. Procure ajuda sim, achegando-se a Deus que pode e quer te socorrer, encontre um amigo ou mesmo um bom terapeuta (para mim um bom terapeuta é aquele que percebe que tem de criar condições para que cada cliente/paciente construa sua própria "fórmula", personalizada para que possa trilhar sua própria estrada). Em geral todos nós desejamos respostas para nossas angústias, respostas que venham minorar nosso sofrimento, que tragam consolo, uma palavra que venha nos dar força, enfim, queremos afeto, nem que seja vindo de um livro, ou de um blogueiro como eu que se atreve a discorrer sobre algo que não entende muito, mas que, todavia está credenciado por algo comum a todos nós, pois ele é como você um SIMPLESHUMANUS. Confie em DEUS, seja feliz e até o próximo artigo.

Um comentário:

  1. Bom dia meu amigo .. Felicidade não depende do que nos falta . Mas do bom uso que fazemos com o que temos (Thomas Hardy).. um grande abraço

    ResponderExcluir