Quando as
pessoas se sentem ouvidas, (escutadas) elas tendem a mudar suas atitudes em
relação a si próprias em relação aos outros. Sentem-se valorizadas, menos
defensivas, menos autoritárias, mais flexíveis e mais abertas.
Ouvir está
relacionado aos sentidos da audição, é superficial, não é absorvido como
conhecimento ou aprendizado, não faz diferença alguma pois, no instante
seguinte, pode ser (e quase sempre é) esquecido.
Escutar implica:
1. Aprender e compreender conteúdo e sentimentos.
2. Responder aos sentimentos expressos.
3. Aceitar as expressões e sentimentos, tanto
positivos quanto negativos.
4. Não fazer julgamentos.
5. Perceber o tom de voz, a fluidez do discurso, as
pausas, as vacilações, construção das frases.
6. Observar a linguagem não-verbal (postura,
expressão facial, gestos, olhar, movimentação das mãos, pernas e pés,
respiração).
A isto
chamamos de escuta ativa. Para que o processo de Coaching possa ser bem
conduzido, o profissional de Coaching precisa, exercitar a escuta ativa, para
que possa aprender e conduzir o coachee no caminho
do autoconhecimento e da realização. Saber escutar, faz toda a diferença.
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