Ouvir ou Escutar?

Entre ouvir e escutar existe uma grande diferença, embora seja ignorada por muitos.
Quando as pessoas se sentem ouvidas, (escutadas) elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si próprias em relação aos outros. Sentem-se valorizadas, menos defensivas, menos autoritárias, mais flexíveis e mais abertas.
Ouvir está relacionado aos sentidos da audição, é superficial, não é absorvido como conhecimento ou aprendizado, não faz diferença alguma pois, no instante seguinte, pode ser (e quase sempre é) esquecido.
Escutar implica:
1. Aprender e compreender conteúdo e sentimentos.
2. Responder aos sentimentos expressos.
3. Aceitar as expressões e sentimentos, tanto positivos quanto negativos.
4. Não fazer julgamentos.
5. Perceber o tom de voz, a fluidez do discurso, as pausas, as vacilações, construção das frases.
6. Observar a linguagem não-verbal (postura, expressão facial, gestos, olhar, movimentação das mãos, pernas e pés, respiração).
A isto chamamos de escuta ativa. Para que o processo de Coaching possa ser bem conduzido, o profissional de Coaching precisa, exercitar a escuta ativa, para que possa aprender e conduzir o coachee  no caminho do autoconhecimento e da realização. Saber escutar, faz toda a diferença.

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