1- Autoconhecimento: O coachee
(cliente) identifica com clareza os aspectos que definem sua identidade (quem
realmente é), seu perfil comportamental (como age normalmente), seus valores (o
que é realmente importante) entre outros.
Conhecendo-se
melhor fica muito mais fácil entender e lidar com o outro; seja na família, na
vida pessoal e/ou na vida profissional.
2- Ousar fazer diferente: Se você quer
resultados diferentes em sua vida e continua a agir do mesmo jeito, seus
resultados serão sempre insatisfatórios. Por isso, o coach estimula
o cliente a sempre ousar fazer diferente, tendo como foco o objetivo que deseja
alcançar.
3- Motivação e persistência: Muitas
vezes desistimos de algo justamente quando estamos prestes a alcançar um
resultado satisfatório. Assim, o coach trabalha constantemente a motivação
e persistência, bem como conduz reflexões para que o coachee decida
quais batalhas devem ser lutadas e de quais devemos desistir.
4- Recursos e estratégias: Durante
o processo de coaching, o
cliente gera novos recursos internos e cria estratégias para lidar
com pessoas e situações consideradas difíceis.
Porque o
coaching é uma boa metodologia?
1- Resultado: o objetivo
combinado entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) será
alcançado ao longo do processo.
2- Rápido e duradouro: o processo é
rápido (08 a 10 sessões que ocorrem ao longo de 03 a 04 meses) e seus efeitos
persistem após o processo, porque os clientes aprendem uma nova forma de lidar
com a vida.
3- Evolução contínua: o coachee
é treinado em uma nova filosofia de vida, que se praticada regularmente leva a
um desenvolvimento persistente e prolongado.
Quais
aspectos são trabalhados para melhorar relacionamentos?
1- Perfil comportamental: Identificar
seu perfil de comportamento permite trabalhar pontos que podem gerar conflitos,
e reforçar aqueles que podem favorecer um relacionamento.
2- Congruência: Saber o que é realmente
importante para você e aquilo que você não consegue abrir mão contribui, e
muito, para relações mais harmônicas.
3- Autoestima e autoconfiança: Uma
pessoa que se valoriza e confia em si própria é mais capaz de desenvolver
relações significativas, porque saberá atender ao outro, sem que tenha que
perder algo importante para si.
4- Comunicação: A capacidade de
entender e se fazer entendido, é fundamental em relacionamentos saudáveis. Com
o coaching, além de aprender a se relacionar com os outros, o cliente acaba
aprendendo a se relacionar melhor consigo mesmo.
Legal, não?
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