Os planos mudaram. E agora?

“NÃO” é a mais fácil e cômoda palavra que existe. Se alguém diz não, os problemas acabaram. Os problemas realmente começam quando você diz "SIM".
Victor Civita

Você já ouviu e já usou a bem humorada expressão: “Vamos usar o plano B!”.
Na verdade pode ser o NOSSO PLANO B, mas era na verdade o A de Deus, nós é que não havíamos percebidos.
O problema é que muitas vezes mudança de planos, gera crise e consequências desagradáveis. Por outro lado, é muito interessante como viver uma dor, muda a vida das pessoas... Não é mesmo?
Existem coisas que você não entende até que você passe pela real situação. A realidade muda muitas das nossas teorias. Os fatos muitas vezes nos acordam dos nossos sonhos.
Uma experiência real pode nos redefinir como pessoas. Por exemplo...
  • Uma mulher não pode definir a figura de uma mãe, até que ela seja uma.
  • Um homem só pode saber o que é ser pai, depois de ter um filho lhe chamando de pai.
  • Uma pessoa só sabe realmente o que é a luta contra um câncer depois que vence uma.
  • Uma pessoa só sabe realmente o que é a dor de um luto, quando perde uma pessoa amada.
           Nós só entendemos as coisas mais fortes da vida, quando as experimentamos. É incrível como somos transformados pelos nossos sofrimentos, dores e perdas, porque passamos por eles.
           Não podemos evitar muitos fatos negativos de nossa vida, todavia como vamos reagir diante deles isso sim está em nosso controle. Alguém certa vez me disse que a posição que eu ocupar numa batalha poderá determinar o resultado da mesma. Então querido, o negócio é encarar a nossa dor de frente! Não adianta fugirmos dela, negá-la ou simplesmente tentar ignorá-la.
           O inimigo numero 1 da restauração é a negação! Admita: Você nunca terá respostas para todas as suas dúvidas. Está Escrito: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.” - Dt. 29:29 – NVI
          Você, assim como eu, não precisa sofrer para aprender que Deus o ama  e tem um grande propósito para sua vida aqui na terra e também na eternidade. Eu sei por experiência própria que a maior dificuldade ao passarmos pela dor, é enfrentar a situação quando DEUS DIZ NÃO aos nossos planos! Estou pedindo a Deus hoje que me ensine a lidar com a “mudança de planos”. Você pode vir comigo nessa?
         A grande questão é o que fazer quando os fatos dizem que precisamos refazer nossos planos. Então, deixe-me compartilhar com você o que tenho aprendido, ou melhor; o que estou aprendendo. A primeira coisa que tenho aprendido é:
·         QUE POR PIOR QUE PAREÇA, CRESCEMOS COM A DOR: Tg. 1: 3-4
O que faz um rio ser forte em suas corredeiras são justamente os obstáculos que estão no seu percurso. Está duro, difícil, imagino, e certamente só você sabe o quanto, mas uma coisa é fato, Deus está trazendo força, resistência, sabedoria para sua vida nesses dias. Sua dor não é em vão. Com fé, determinação e coragem, você vai crescer e passar por elas! Você é um ser resiliente.
“A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.”
E isto não é obra do acaso não; você foi planejado por um Deus de amor que o forjou com esta capacidade de ser resiliente.

A segunda coisa que tenho aprendido é:
  • DEUS SABE O DIA DE AMANHÃ E O SEU TRABALHO EM NÓS, LEVA ISSO EM CONSIDERAÇÃO.
Deus não trabalha contra nós, e sim a favor. Ele planeja o melhor para nossa vida, família e carreira, precisamos ficar atentos aos seus sinais e direção. "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o SENHOR. " Is. 55:8.
Nunca coloque os pensamentos e caminhos de Deus limitados aos seus! Porque Deus planeja, vê e age de forma diferente, simplesmente porque ele é Deus. Um Deus que nos ama e nunca vai planejar o pior. Com ele seu futuro está garantido.

  • Quando você se sentir cansado, a decisão será parar. Mas Deus te manda prosseguir
  • Quando você se sentir chateado, a decisão será se isolar. Mas o melhor é conversar
  • Quando você se sentir ameaçado, a decisão será fugir. Mas o Senhor o chama a enfrentar
  • Quando você se sentir ofendido, a decisão será magoar. Mas o melhor é amar. 
  • Quando você se sentir ferido, a decisão será ferir. Mas o melhor é perdoar
  • Quando você se sentir injustiçado, a decisão mais fácil será se vingar. Mas o melhor é esperar.
     Robert Schuller disse:"Problemas não são placas de parar, eles são guias de ação."  
Tenho descoberto que a grande questão não descobrir a vontade de Deus, mas sim estar disposto a obedecê-la, porque  andar em direção a vontade de Deus, pode afetar totalmente nossos planos pessoais. No entanto precisamos apesar de tudo crer e obedecer a direção que Ele nos dá porque Deus não comete erros. Ele fará o melhor para sua vida. Hoje pode ser o recomeço de uma nova, melhor e maior jornada para sua vida!  Então não hesite em mudar se for para fazer a vontade de Deus na sua vida.

A MUDANÇA DE PLANOS COM DEUS NÃO É O FIM! É APENAS O RECOMEÇO!

Um comentário: